Sobre esse blog

Localização atual: Reims, França. O dia está frio, encoberto, alternando sol e nuvens que trazem uma garoa leve. Estou sentado na frente da janela, observando ao longe a catedral dos Sacres, sorvendo um chimarrão (sim, bons hábitos a gente traz mesmo pro outro lado do mundo).

Não me arrependo das decisões que me fizeram vir tão longe do lugar onde cresci, mas nem por isso esqueço as minhas origens. Sempre fui ligado à nossa tradição de descendente de italianos crescido no Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos vim acumulando fotos e livros sobre a vida, a lingua e os costumes dos nossos antepassados. Mas foi um singelo e-mail enviado por uma prima que me deu a motivação para iniciar esse blog (e quem sabe um livro, mais adiante?) sobre essa nossa condição unica: Nois se criemo Colono

Claro que ao longo dos posts procurarei incluir detalhes sobre nossos nonos e a vida deles, mas esse passado tão documentado em livros começa a ficar distante. A vida da nossa geração, no entanto, ainda não está suficientemente documentada. Uma geração que se criou entres dois mundos, entre a tradição e o ritmo doce da vida pra fora e a agitação do mundo moderno. Uma geração que às vezes se sentiu perdida mas que soube se construir e que hoje pode dizer com orgulho "eu me criei colono".